Hugo Chiote Pinto
  • Início
  • Blog
  • Livros
  • Loja
  • VITAMINA E

FAZ O TESTE DOS OITO!

24/2/2023

0 Comentários

 
As redes sociais são uma ferramenta fantástica e uma plataforma de comunicação poderosa.
Para ver, rever amigos mais afastados e comunicar com eles (muitos dos quais não temos o contacto telefónico), são muito proveitosas. Para partilharmos experiências e pensamentos também.
Mas o mau uso das mesmas é extremamente devastador. Em primeiro lugar, para quem o faz. Mas também, infelizmente, para quem é alvo do mesmo.
Para o que as redes socias não deveriam ser usadas porque é altamente destrutivo e insano: Para desabafar questões internas reprimidas e para falar mal de situações ou pessoas.
Isto deveria ser lógico e claro, mas infelizmente não o é.
Por isso, deixo aqui este conselho:
(Este artigo é a minha exceção a chamadas de atenção e conselhos a quem não os pediu. Perdoem-me por favor. Creio que é por uma boa causa).
Para questões internas de frustração, tristeza, raiva, vingança, amargura, ciúmes, etc., não use as redes sociais. Elas parecem muito pessoais, mas não o são. São públicas.
Esses desabafos não melhoram as condições internas. Trazem uma sensação de alívio momentâneo para depois deixarem a pessoa pior.
Os desabafos fazem-se em privado com pessoas de confiança. Essa é a garantia de aliviar, melhorar e até curar as mazelas, ou stresses interiores.
Quanto ao falar mal dos outros, haja humildade e vergonha. Humildade é só ser honesto. Se cada um tem as suas falhas porque atira pedras nos outros como se fosse moralmente superior? Essa manifestação de orgulho é altamente reprovável e precede a queda de quem o faz (“o orgulho precede a queda” (Pv 16:18).
“Há só um Legislador e um Juiz, que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4:12, ARC).
Um princípio que muitos teimam em não compreender: O facto de algo ser verdade não nos habilita a falar. Este é o princípio que deveria reger as nossas vidas, o teste dos oito: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8, ARC).
Se este é o teste para o que devemos pensar, o que dizer sobre o falar e escrever?
Antes de tornares uma comunicação pública aplica primeiro o teste dos oito:
1) É verdadeiro?
2) É honesto?
3) É justo?
4) É puro?
5) É amável?
6) Tem boa fama?
7) Tem virtude?
8) Tem louvor?
Só deveríamos postar nas redes sociais o que passa no teste dois oito (na realidade, esse teste deve ser aplicado aos nossos pensamentos).
Tudo o que não passa no teste, pode ter muita razão, mas é ilegítimo. Os argumentos podem ser esteticamente fascinantes, moralmente elevados, biblicamente apoiados, mas são demonstração de insanidade e orgulho irritante e inadmissível. Em vez de contribuírem para algum tipo de bem, são um terrorismo verbal carregado de veneno e morte.
Aqueles que veem ou leem posts desta natureza, não ponham likes, não partilhem e não comentem com aplausos. Da mesma forma que não aplaudem terroristas (creio eu). Mesmo que não concordem, não comentem (sei que não é fácil), não discordem, não tentem corrigir. É a mesma coisa que tentar lavar um porco… todos se sujam…
Uma sugestão: Comentem “fizeste o teste dos oito?”.
Termino a lembrar uma coisa: Quando falas mal dos outros, dizes pouco sobre eles, mas dizes muito acerca de ti.
Por corações mais saudáveis e redes sociais menos tóxicas – faz o teste dos oito!
0 Comentários

O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.


Deixe uma resposta.

    Imagem

    AUTOR

    Nasceu em Lisboa.
    Gosta de escrever, jogar ténis e comer baba de camelo. Ama 3 grandes Ms: Marta (mulher), Martim (filho) e Maria (filha).

    Tem formação em Teologia, Liderança e Desenvolvimento Pessoal.
    Pastor Evangélico, orador e escritor de vários livros.

    Imagem

    Histórico

    February 2023
    January 2022
    July 2021
    January 2021
    July 2020
    May 2020
    January 2019

    Categorias

    All
    Ação
    Amor
    Deus
    Escolha
    Esperar
    Familia
    Filhos
    Homem
    Negativo
    Orgulho
    Otimismo
    Ouvir
    Pai
    Positivo
    Servir
    Silêncio

    RSS Feed

Hugo Pinto © 2008-2022  |  hugoalexpinto@gmail.com
  • Início
  • Blog
  • Livros
  • Loja
  • VITAMINA E